Artigo - Automotivação será que realmente existe?

Ao olhar para cima, para o lado e para baixo, você acaba descobrindo que está sozinho(a) para uma difícil tomada de decisão e agora?

Sendo um empreendedor, um executivo, um funcionário, pai, mãe, filho, enfim, somos seres humanos, possuímos nossas virtudes, fragilidades, muitos buscando o autoconhecimento e outros não chegaram nem sequer no nível da dúvida. Agora, e se precisar se auto motivar, seria possível? Existe fórmula? Macetes? Como fazer isto?

Por muito tempo e agora com mais frequência ainda ouço pessoas dizendo que não estão motivadas, que não concordam com determinadas decisões, determinados rumos, reclamando de forma demasiada… agora o que significa motivação? Vamos relembrar o conceito?

Segundo o dicionário Michaelis sf (motivar+ção) 1Ato de motivar. 2 Exposição de motivos. 3 Psicol Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento. 4 SociolProcesso de iniciação de uma ação consciente e voluntária. Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam.

O interessante que o conceito acima deixa claro que é o indivíduo e claro que este indivíduo pode contaminar positivamente outros. Agora notem que sempre partirá de uma pessoa. Que tal ser você?

Por quantas e quantas vezes você achou que o outro deveria mudar para você se motivar? Por quantas vezes você achou que o ambiente ou o meio que faz com que você seja do jeito que “acha” que é? O(a) convido(a) a refletir se você consegue se motivar com maior facilidade ou é mais fácil fazer os outros mudarem para que você se motive? Nossa! Complicado, não?

Diria que não é complicado. Digo para todos que, invariavelmente, querem ouvir que nascemos com diversos aplicativos pré-instalados no nosso cérebro e que ao longo do tempo podemos instalá-los ou não. Alguns destes aplicativos são benéficos e outros não muito, agora cabe a cada um de nós escolher os melhores para que o sistema chamado: VOCÊ “rode” da melhor forma possível.

Claro que algumas vezes precisamos de uma ajuda para instalar um antivírus, ou reiniciar a máquina e cada um recorre ao que acredita, desde um profissional gabaritado para este assunto ou até mesmo possuem outros subterfúgios como meditação, religião, esporte, leitura, etc. claro desde que estes aplicativos estejam funcionando corretamente.

E quando precisamos rodar ou instalar o aplicativo da automotivação? Darei uma recomendação preciosa para você: “Reflita um pouco e pense. Qual é mesmo o seu propósito de vida? Qual é o seu objetivo maior? Será que não está se apegando a algo menor e esqueceu do que realmente importa? O que você está passando não seria algo para te fortalecer para o próximo passo? ”.

Encontro diversos profissionais que estão se consumindo internamente e que não enxergam que a mudança está nele(a) mesmo(a). Pare e pense, reflita, tenha o seu momento para fazer isto, saia do automático.

Será que algum valor seu foi ferido e com isto a sua motivação, foi por água abaixo? Você conhece todos os seus valores? O que são valores? Vamos recorrer ao Michaelis novamente 3 Filos Caráter dos seres pelo qual são mais ou menos desejados ou estimados por uma pessoa ou grupo. Exemplo: valor de segurança, será que foi afetado em algum momento este valor e agora você se sente inseguro e como consequência não está motivado(a)?

Em diversos momentos da minha carreira e claro na minha vida, tive que recorrer ao aplicativo da automotivação e olhava para um determinado acontecimento e via que era “somente” um ciclo e que outros viriam. Sempre mirei no propósito maior, pessoas entram e saem das nossas vidas, algumas ficam para sempre, momentos iniciam e finalizam, outros são para sempre também, agora cabe a você escolher e renunciar, você não conseguirá tudo, mas possui o poder da escolha da prioridade para você.

Digo que automotivação é impulsionar para outro patamar e ao possuir valores voltados para o bem, sem dúvida a sua motivação virá com maior facilidade, você enxergará que não está sozinho e que pode ser a mola propulsora para que outros enxerguem em você que é possível.

Você é o único responsável pela sua motivação.